01/2018

Via Varejo lança novo formato de loja no país, unindo o melhor da experiência digital e física

Foto_Gustavo_12

A Via Varejo, administradora das marcas Casas Bahia e Pontofrio, inova mais uma vez e inaugura, no dia 23 de janeiro, um novo formato de loja que traz um conceito inédito no varejo brasileiro. Unindo o melhor da experiência digital e da loja física, a unidade do Pontofrio a ser inaugurada no Shopping Vila Olímpia, em São Paulo/SP, oferece aos clientes, cada vez mais digitais e multicanais, uma série de tecnologias conectadas que proporcionam uma experiência de compras inovadora, acolhedora e prazerosa.

Formatada para gerar um atendimento mais personalizado, que possibilite uma experiência única na compra de eletroeletrônicos e móveis no país, a nova unidade do Pontofrio será a primeira do varejo brasileiro a comercializar na loja física todos os produtos à venda no e-commerce da marca. Para isso, conta com um pacote de tecnologia de exposição virtual de itens que possibilitará ao cliente ter acesso a todo sortimento, inclusive a produtos que não estão expostos na loja e, acionando um dos consultores de venda, poder realizar sua compra.

Dentre as ferramentas que auxiliarão na jornada de compra estão: a vitrine digital em tamanho real de refrigeradores, máquinas de lavar e secar e fogões; além também da prateleira digital de eletroportáteis, composta por liquidificadores, fornos elétricos fritadeiras, batedeiras, entre outros. As duas plataformas contam com sistema touchscreen, que possibilita aos clientes acessar informações técnicas, como dimensões, peso e até visualizar por dentro os produtos para ter a percepção do tamanho real do item.

Outro exemplo é a utilização da realidade virtual para exposição de móveis, pelo qual o cliente poderá simular ambientes e objetos virtualmente, visualizados por meio de óculos de projeção. Nesta ferramenta é possível escolher cores, tamanhos e formatos dos móveis. Todas as tecnologias têm o mesmo objetivo: unir o ambiente digital ao físico, fortalecendo o conceito omnichannel e trazendo inovações que propiciem uma nova jornada de compra aos clientes.

Mesmo os produtos expostos fisicamente na loja também têm um conceito diferenciado e inovador, fazendo com que todo o mostruário da unidade esteja disponível para degustação. Os clientes podem, por exemplo, experimentar vídeo-games, celulares, TV’s, liquidificadores, cafeteiras e até secadores, que terão uma área ambientada com espelhos e luzes, simulando áreas da casa ou salões de cabelereiro. Além disso, todos os itens possuem etiquetas digitais com as informações de preço e condições de pagamento, unidos às dicas de uso e reviews reais de clientes postadas no e-commerce da marca.

A equipe de consultores de vendas foi treinada especialmente para este formato de loja e auxiliará o cliente em toda a sua jornada, desde a apresentação dos produtos e serviços até o pagamento e entrega das compras, proporcionando um atendimento mais personalizado e ágil, reduzindo o processo entre o pagamento e recebimento da compra em cerca de 35%, em média.

“Esta loja é um símbolo do conceito multicanal da companhia e uma evolução concreta do nosso trabalho de inovação em benefício do cliente, que busca cada vez mais uma experiência de compras integrando o universo físico ao digital. Todas as soluções foram pensadas para atender a este consumidor, incluindo toda a ambientação do espaço, resultando em um ambiente diferenciado e único”, comenta Peter Estermann, presidente da Via Varejo.

“Este Pontofrio terá capacidade de vender aos nossos clientes qualquer item do nosso portfólio próprio, composto por aproximadamente 10 mil produtos. Atualmente, em média, nossas lojas contam com 1 mil, número que poderá subir a mais de 1,5 milhão quando incrementarmos o nosso marketplace, numa segunda etapa deste modelo digital”, revela Marcelo Nogueira, diretor de Modelo de Vendas da Via Varejo.

Satisfação do cliente

Os consultores de venda da loja também serão impactados pelas tecnologias embarcadas neste novo modelo de loja. Além das ferramentas de vendas mais interativas, o novo formato usará a satisfação dos consumidores como uma das premissas para remuneração dos colaboradores. Este critério será medido por câmeras com sensores espalhados no local, que farão a leitura das expressões faciais dos clientes na entrada e na saída da loja. Este equipamento, por meio de seus algoritmos, medirá o grau de satisfação da experiência na loja.

“As tecnologias vão nos dar uma base de informações em tempo real, sem violar os direitos de identidade, que nos farão conhecer ainda mais os desejos de cada um de nossos clientes e, partir disso, atuar de forma muito mais precisa e personalizada. Estamos elevando a experiência do consumidor a outro patamar com esta loja, atingindo um nível de excelência jamais visto no varejo brasileiro de eletroeletrônicos e móveis”, afirma Nogueira.

Além de todas as funcionalidades e tecnologias, a primeira loja digital do Pontofrio também irá funcionar como um laboratório vivo para a Via Varejo, pois será nesta unidade que a companhia vai aplicar todas as novidades e tendências do varejo mundial, com o intuito de gerar uma experiência de compra mais completa e diferenciada aos clientes.

A nova loja conta ainda com Wi-Fi gratuito, no qual os clientes terão à disposição banda larga de grande escala, facilitando a experimentação streaming de TV’s Smart, smartphones e games. A unidade também tem antenas espalhadas pela loja que vão se comunicar com um software de mapa de calor e consolidará informações sobre o comportamento de circulação e áreas de interesse dos consumidores dentro da unidade. Todos os dados são armazenados em um serviço alocado em nuvem e auxiliará a Via Varejo saber quantas pessoas entraram na loja em determinado dia e horário, por quanto tempo ficaram e por quais setores mais circularam, permitindo ajustar o layout e sortimento para deixar o local sempre em sintonia com o desejo do cliente.

Conheça mais da loja digital:

Realidade
Virtual: inicialmente projetada para o
setor de móveis, a ferramenta simula o ambiente e os objetos virtualmente,
visualizados por meio de óculos de projeção 3D. Com este sistema, os clientes
poderão escolher cores, tamanho e a linha de móvel que mais lhe agrada,
utilizando um sistema interativo com ambientes e objetos virtuais captados por
sensores de movimento que promovem a sensação de realidade.

Vitrine
Digital em Tamanho Real:
com 2,30 metros, o painel vai exibir em tamanho real modelos de geladeiras, fogões
e máquinas de lavar e secar que não estão expostos na loja, mas que fazem parte
do portfólio da empresa. Por meio de telas touchscreen, os clientes
poderão selecionar itens e acessar informações técnicas, medidas, destaque do
produto, assim como ver o eletrodoméstico por dentro.

Prateleira
Digital de Eletroportáteis:
este painel disponibilizará o portfólio de produtos como batedeiras,
fritadeiras, liquidificadores, mixers, etc. Ao tocar a tela os clientes podem
selecionar vários itens e ainda acessar informações técnicas, preço e mesmo
disponibilidade do produto.

Totens
digitais: ao todo estarão espalhados três
totens digitais na loja, que vão oferecer aos clientes todos os 10 mil itens
vendidos pelos sites das bandeiras Pontofrio, Casas Bahia e Extra. Até o fim de
2018 serão incluídos os produtos do marketplace, elevando a oferta para
aproximadamente 1,5 milhão de sku’s.

Nível
de satisfação dos consumidores: por meio de câmeras com sensores será possível ler expressões
faciais de cada cliente ao sair da loja, determinando, por meio de algoritmos,
se ele saiu satisfeito ou não da loja.

Wi-Fi e mapa de calor: os clientes poderão contar com banda larga de
grande escala e Wi-Fi gratuito com, no mínimo, três provedores diferentes para
manter a internet ativa em caso de instabilidade no sinal de uma das
operadoras. O sistema ainda se comunicará com um software de mapa de calor que
consolidará informações sobre o comportamento de circulação dos consumidores.

Digital Signage: nas telas de TV’s e da mesa de telefonia serão
veiculadas peças publicitárias de parceiros comerciais, sendo uma fonte fixa de
receita.

Mesa de telefonia: ao pegar o aparelho, será iniciado um
vídeo-tutorial na tela de exibição na mesa de telefonia com as principais features de cada modelo. Cada smartphone
apanhado pelos clientes é contabilizado pelo sistema, o que permitirá à
companhia saber quais produtos despertaram mais interesse pelo consumidor,
mesmo àqueles que não foram comprados.

Degustação de produtos: além dos itens de tecnologia, os clientes também
poderão experimentar produtos da categoria de eletroportáteis, casos de liquidificadores,
cafeteiras e secadores, este último, inclusive, com ambientação em loja.

Espaço Experience: o local funciona como um ambiente vivo em loja, no
qual constantemente serão promovidas ações comerciais e inovadoras com
parceiros e fornecedores. É uma forma de trazer mais fluxo de clientes para a
loja que sempre terá algo inovador para experimentar, em ações de