Imprensa

06
08/2018

Via Varejo começa expansão do modelo de quiosques

PHOTO-2018-07-26-20-02-202

Desde o último dia 26 de julho, a Via Varejo deu início à expansão do seu formato de lojas chamado quiosques. Após inaugurar no 2º trimestre um piloto da marca Casas Bahia no Shopping Aricanduva (Zona Leste de São Paulo), a companhia começou a operar uma unidade Pontofrio no Shopping Top Center. Até o fim de 2018 o plano é ter cerca de 20 pontos, no total.

O quiosque Pontofrio no Top Center tem 15 m² e vai ter exposto celulares, notebooks, além de acessórios destas duas categorias. O espaço conta ainda com totem digital, no qual os clientes poderão comprar todos os demais itens comercializados no site e que não estão fisicamente neste ponto.

O novo modelo, que varia de tamanho com medidas entre 6m² e 24m², permitirá à Via Varejo criar mais pontos de interação com o cliente que transita pelos empreendimentos comerciais e varejos, assim como testar o potencial consumidor de novos locais onde a empresa ainda não está presente. Outra possibilidade é saturar presença em lugares com potencial de mercado e que já contam com lojas Casas Bahia ou Pontofrio.

Uma das vantagens para os clientes é a agilidade da compra, com atendimento mais fluído, concentrado em apenas um ponto de atendimento, desde a apresentação de produtos até o pagamento. “A flexibilidade dos quiosques é notável e se complementa muito bem com nossa operação omnicanal, já percebida no Pontofrio digital, nas lojas smart e na modernização das unidades mais antigas”, avalia Paulo Naliato, COO da Via Varejo.

Parte da estratégia de omnicanalidade da Via Varejo, os quiosques também serão pontos para o Retira Rápido, serviço em que o cliente compra nos sites do Pontofrio, Casas Bahia e Extra e pode retirar no ponto físico. “Todas as nossas lojas já são locais para a retirada de produtos adquiridos no e-commerce. Com os quiosques não poderia ser diferente, se tornando uma alternativa ainda mais rápida e ágil para que os clientes possam pegar os itens comprados na internet, ao mesmo tempo em que permite que ele adquira produtos complementares à sua compra principal, como capas para celulares e notebooks, por exemplo”, comenta Naliato.

Expansão

Uma das possibilidades para buscar novos mercados com o modelo de quiosques é viabilizar operações dentro de outros varejistas (store-in-store), como será no caso da parceria com o atacadista Assaí, rede que faz parte do grupo GPA e que também é controlador da Via Varejo. “Temos alguns potenciais lugares já mapeados para utilizarmos da infraestrutura e espaço das lojas do Assaí. Desta forma podemos garantir nossa presença em micromercados estratégicos”, revela Marcos Perim, Head de Omnicanalidade da Via Varejo.

Além das unidades inauguradas no Top Center e Aricanduva, o modelo de quiosque já está confirmado também em outros locais: Shopping Morumbi Town, Shopping Light, Shopping West Plaza, Shopping Tietê e Shopping D, todos da bandeira Pontofrio. Já da marca Casas Bahia serão as unidades localizadas no Shopping Guarulhos e Shopping Mais.

Compartilhe